sexta-feira, 10 de março de 2017

Termo de Cooperação entre Ministério da Saúde e CVV

188: Grande parceria em favor da vida


Voluntários do CVV com o Ministro da Saúde Ricardo Barros e o Deputado Estadual Vitor Lippi / Foto: Rodrigo Nunes-Ministério da Saúde

Aos 55 anos, muitos já estão pensando em se aposentar, ter uma vida mais tranquila, aproveitar os frutos do que semeou neste período. O CVV completou este tempo de existência no dia 1º de março. Somos da época que mal se falava de trabalho voluntário. Eram poucas as entidades, ONGs e associações existentes no país. Pioneiros na prevenção de suicídio no Brasil e a única entidade que presta este serviço de forma gratuita e voluntária, sem vínculos com política, religião e filosofias existentes, sobrevivemos e nos mantemos até hoje por esforços dos nossos 2.000 voluntários.

Há 55 anos, ter um telefone era um luxo para poucos, mas nos já oferecíamos atendimento por telefone, pessoalmente e carta, meios disponíveis na época. Atualmente, além do telefone, que é nosso principal meio de contato, seja o fixo ou o celular, ampliamos nossa forma de atender, oferecendo os apoios pela internet (www.cvv.org.br). Sempre estivemos preocupados em oferecer nosso serviço - a oportunidade conversar e de ser ouvido - para todos, pois sabemos que não há dia, hora, condição cultural, social e financeira que faça com que a vontade de não querer mais viver apareça para um de nós.

Lutávamos há anos para conseguir atender mais pessoas, sem qualquer tipo de custo, mesmo o da ligação telefônica. Hoje, 10 de março de 2017, é um dia histórico para o CVV e para a sociedade brasileira. Finalmente teremos um serviço telefônico gratuito de urgência e emergência voltado para a prevenção do suicídio, com o número 188. O termo de cooperação técnica que assinamos com o Ministério da Saúde nesta data possibilita que trabalhemos numa grande rede onde todas as cidades do Brasil poderão contar com o CVV e seus voluntários (veja aqui a publicação no Diário Oficial da União).

Já estamos operando e atendendo em período de testes no Estado do Rio Grande do Sul desde 2015, mas sempre quisemos aumentar esta rede. A assinatura do convênio permitirá que, gradativamente, façamos ela se expandir e todos os estados brasileiros serem alcançados. Nos próximos meses, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Piauí e Mato Grosso do Sul devem receber o serviço. Mas a previsão é que até 2020 todos as ligações, de qualquer parte do país, por celular ou telefone fixo, sejam totalmente gratuitas pelo número 188.

Nosso aniversário veio com um super presente, que buscávamos faz muito tempo! Estamos colhendo os frutos do que semeamos neste 55 anos, com toda a garra e experiência adquirida para continuar nossa missão: valorizar a vida, prevenir o suicídio e ter uma sociedade mais fraterna.

Eixo Comunicação 

* Precisando conversar, entre em contato pelas formas disponíveis em nosso site, www.cvv.org.br.

** Nas cidades em que o 188 ainda não foi implantado, o telefone 141 permanece em operação, com o custo de uma ligação local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário